Ir para o conteúdo
29 de March de 2022

Fundos, Desinvestimento, Vitro S.A. Biotech

O Grupo GED concretizou uma das suas maiores operações em Espanha através do desinvestimento (exit) da participada biotecnológica “Vitro S.A.” – uma das mais relevantes empresas de produção e distribuição de Plataformas e Reagentes de Diagnóstico In-Vitro (IVD) e produtos e serviços relacionados como Patologia, Biologia Molecular, Cirtometria, Química Clínica, Software com aplicações na área da Saúde e Instrumentos de Laboratório, em Espanha.

A participada está presente no mercado há mais de 30 anos com escritórios em Espanha e Portugal (Sevilha, Madrid, Granada, Lisboa) tem mais de 2000 clientes em 30 países. O investimento que a GED realizou produziu um retorno líquido, aos investidores do Fundo, superior a 4x o valor investido e com uma TIR de 38%. Esta operação contou ainda com o apoio da LazardGarrigues, KPMGKWM e Fairview Capital Group.

Com a venda desta segunda participada devolveu-se cerca de 77% do capital do Fundo e espera-se que com a venda da terceira participada se devolva, no conjunto, mais do que a totalidade do capital do Fundo, sendo o produto da venda das restantes quatro participadas, integralmente, mais valias para os investidores.

A operação de desinvestimento ocorreu em duas fases, primeiramente com a venda da Cytognos, focada em Cirtometria de fluxo, à Americana Becton Dickinson e de seguida a passagem de outras divisões da Vitro para um novo veículo de investimento – GED Strategic Partnerships I (GED SPI) liderado por investidores internacionais de prestígio como Glendower Capital (divisão da Britânica CVC), a Americana Newbury Partners, a Britânica Headway Capital Partners e a Norueguesa Argentum.

A GED tem uma presença ativa em Boston e Silicon Valley, permitindo que as suas participadas tenham apoio jurídico, humano e de vendas, promovendo e potenciado a sua expansão internacional. Estas empresas, contam com o apoio da equipa de gestão para a sindicalização de futuras rondas de financiamento com fundos de private equity norte-americanos.